terça-feira, 17 de junho de 2014

Festa do Desporto Escolar

A “Cerimónia de Abertura do Desporto Escolar e Jogos Especiais 2014” (28/05/2014) iniciou-se com um desfile dos alunos representantes das escolas do primeiro ciclo do ensino básico ao secundário e alunos e utentes da Educação especial e respetivos padrinhos, seguido de algumas apresentações musicais e um espetáculo cultural e gímnico de grande superfície.
A transversalidade de temas originou a participação ativa do projeto eco-escolas a este associado na elaboração dos adereços para o efeito.
Usaram-se caixas de leite principalmente. 




segunda-feira, 9 de junho de 2014

“TransFORMA - Intervenção de arte urbana”

 “TransFORMA - Intervenção de arte urbana” Pretendeu-se com este projeto a elaboração de uma intervenção artística numa árvore da Avenida Arriaga ou Avenida Zarco onde a fonte de inspiração deste projeto foi o  “Yarn Bombing”,  onde podiam ser usados tecidos, fios diversos, plásticos e outros materiais de desperdício, artificiais ou naturais. A intervenção da escola incluiu a abordagem à obra de arte com a técnica da pintura giratória de Damien Hirst. Este projeto ainda englobou a construção de um puff onde foi aplcadai a técnica de pintura referida. O mesmo foi vendido por apresentar uma excelente qualidade do trabalho desenvolvido pelos alunos. O dinheiro resultante da venda reverte para a escola, podendo o mesmo ser utilizado para aquisição de materiais.





sexta-feira, 6 de junho de 2014

Palestra: Agricultura Biológica

No dia 6 de junho realizou-se a palestra/ação de sensibilização "Alimentação Vegetariana, uma alternativa ecológica".

Dinamizada pelo Dr. Renato Azevedo, professor da EB2/3 Prof. Francisco Barreto sobre a evolução do regime alimentar humano numa perspetiva histórica abordando a roda dos alimentos/pirâmide alimentar.
Explicou ainda do que se trata uma alimentação vegetariana e as razões não ecológicas que motivam a opção pelo vegetarianismo em sentido estrito.
Sensibilizou ainda para a importância da adoção/prática preferencial de um regime alimentar vegetariano, quer em termos de saúde quer em termos ecológicos.
Os alunos e restante comunidade educativa mostraram-se interessados.










quinta-feira, 5 de junho de 2014

“UMA HORTA DE CORES”

  “UMA HORTA DE CORES” O presente projeto teve este tema porque é o ano internacional da Agricultura Familiar proclamado pela ONU. Visou uma reflexão acerca da importância e diversidade de elementos relacionados com a agricultura familiar. Promoveu hábitos de leitura dado que este concurso visava a ilustração da história “Uma horta de cores” do escritor Francisco Fernandes. Valorizou-se a expressão plástica como meio privilegiado de experimentação lúdico didático e a exteriorização criativa da criança, através do desenho/pintura.